Como o ambiente pode influenciar o aprendizado? De muitas maneiras! E por isso, o corpo pedagógico e familiares devem estar atentos ao espaço fÃsico, e como ele pode ser transformado com a ajuda de especialistas no assunto.
O que fazemos?
O Centro Multidisciplinar 360 é uma escola de reforço para alunos com dificuldade de aprendizagem, de diversas patologias mesmo sem um laudo comprovando-as. Do trabalho realizado com estes alunos, surgiu a assessoria para as escolas, com o objetivo de adequar o trabalho pedagógico para suprir a grande demanda do setor educacional.
Hoje, o número de crianças com dificuldade de aprendizagem chega até 3 alunos por sala de aula (seja em escolas públicas ou particulares). As diretoras e coordenadoras escolares buscam adequar o trabalho, buscando equilibrar a balança entre aqueles que necessitam de um olhar especial e aqueles que não necessitam.
Durante 4 anos de atuação, buscamos várias técnicas e parceiros para sanar a problemática:
A soma da equação nos levou a um trabalho em conjunto: adequação pedagógica, treinamento (formação continuada dos educadores), adequação de mobiliário em sala de aula (estudos de renomadas universidades estrangeiras comprovam que o mobiliário adequado auxilia o aluno a reter melhor as informações, por motivos que iremos esclarecer neste texto). O resultado é visÃvel tanto para os alunos, como metas financeiras para as escolas, pois através dos resultados, o número de alunos captados organicamente aumenta de forma considerável.
Acreditamos que todos podem aprender. Não importa a dificuldade, não importa o resultado do laudo médico ou a nota baixa no boletim. Cada um, tem um modo de aprender, um tempo diferente. As metodologias ativas e as adequações espaciais, colaboram para o resultado do olhar afetuoso na dificuldade do aprendizado.
Atualmente, nossa atuação com os alunos se dá de forma online, alcançando-se os objetivos através de aulas individuais e especialmente preparadas para cada aluno ou, com o acesso à nossa plataforma de ensino, onde nossa metodologia se torna acessÃvel para milhares de alunos e familiares.
Relação espaço fÃsico X processo de aprendizagem
Existe uma relação significativa entre o ambiente fÃsico e os projetos educacionais. O projeto adequado pode, não apenas influenciar as crianças, mas também os professores e a equipe.
Assim, é imperativo que as instituições de ensino tenham o potencial de inspirar substancialmente tanto os alunos quanto os professores. Como a maior parte do processo de aprendizado ocorre em escolas e instituições de ensino, devemos considerar que o ambiente precário pode prejudicar o processo de aprendizagem entre os alunos.
As soluções para que o projeto educacional seja inclusivo, não permanece apenas na esfera pedagógica, mas se expande para o ambiente em que o projeto irá ocorrer.
A abordagem do espaço deve ser acolhedora, mas também ter uma visão do ambiente social, estético e econômico que se inter-relacionam dentro de um espaço fÃsico escolar.
O resultado dessa junção, deve criar espaços funcionais, seguros, confortáveis e saudáveis, sem esquecer da possibilidade de que alunos com dificuldades de aprendizado possam adquirir o mobiliário para suas residências, proporcionando a continuidade do processo de ensino/aprendizagem.
Outros fatores a serem estudados pelas escolas em seus ambientes, são:
Qualidade do ar: manutenção e ar condicionado ou ambientes arejados.
Espaços que proporcionem ambiente favorável para o desenvolvimento de habilidades de relacionamento saudável entre estudantes e equipes pedagógicas.
Apelo visual: é importante que o aluno se sinta em um espaço ao qual ele tem prazer em pertencer.
Iluminação: tanto a luz natural como a artificial devem ser bem aproveitadas para oferecer a melhor condição para uma leitura adequada.
Acústica: item não muito lembrado, mas extremamente importante, principalmente se houver alunos com PAC (processamento auditivo alterado) ou surdos em sala de aula.
Ventilação e conforto térmico: o ar limpo e ventilado favorece o desempenho dos alunos em aula e inibe a disseminação de doenças respiratórias, além de promover a produtividade.
É importante que tanto a direção, corpo pedagógico, familiares e alunos se envolvam na manutenção destes espaços, ensinando o cuidado com estruturas fÃsicas desde a educação infantil.
ThaÃs Smarzaro
Plataforma Multidisciplinar 360º
Desenvolvida para auxiliar alunos e familiares nas dificuldades de aprendizado.