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Diferença entre recuperar a nota e recuperar o aluno.

É comum e até mesmo corriqueiro, que chegue até os professores de reforço, ou professores particulares de disciplinas específicas, pais dizendo a seguinte frase: meu filho precisa recuperar a nota, veio com o boletim vermelho nesta ou naquela(s) disciplina(s).

Começa um trabalho com aulas, estudos direcionados, exercícios e muitas vezes broncas e cobranças para com o aluno.

Quando é uma dúvida pontual, ou seja, o aluno foi mal em alguma prova por causa de algum conteúdo que não foi bem assimilado…o trabalho do professor, a dedicação da família e o empenho do aluno, dão um resultado incrível.

Mas, e quando mesmo com tudo isso não há melhora na nota, ou há apenas uma leve melhora?

São necessárias algumas análises da parte da neuropsicopedagogia para entender o processo do NÃO aprendizado de forma eficaz, mas principalmente se faz necessário compreender que nota é apenas a ponta do iceberg.

É necessário olhar com carinho para o “portador da nota” , de nada adianta trabalhar o conteúdo se não trabalharmos aquele que o recebe.

Os transtornos de aprendizagem geralmente são acompanhados de baixa auto estima e às vezes depressão, além disso outras patologias podem estar envolvidas no processo até mesmo dos alunos que não apresentam nenhum tipo de transtorno.

É de suma importância que a escola seja informada sobre qualquer alteração no quadro de saúde do aluno, isto se deve ao fato de que algumas mudanças (pequenas ou grandes) podem ser realizadas, como por exemplo a alteração de lugar em que o aluno se senta, horário de aula, utilização de local mais adequado para a realização de provas ou até mesmo material adaptado.

Por outro lado, a família deve se preocupar em dar suporte e pesquisar o que realmente está afetando a criança/adolescente. Se o indivíduo foi diagnosticado com alguma patologia e já está sendo medicado, é importantíssimo que os horários e doses recomendadas sejam seguidas, é necessário verificar se este medicamento causa alguma alteração no sono ou apetite, se causa letargia, entre outros.

A relação família-escola precisa ser bem afinada, precisa de dedicação de todas as partes (aluno, escola e família) e principalmente, precisa de equilíbrio e atenção para que possamos não recuperar notas, mas sim recuperar aquele que tem um futuro lindo pela frente, aquele que fará escolhas pautado no que aprendeu e compreendeu durante o processo ensino aprendizagem.

Professor(a), nunca desista de um aluno.

Pais, nunca desistam de seus filhos.

Alunos, nunca aceitem a ideia de que você não vai conseguir. Você pode e deve ser tudo aquilo que sonha!






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