top of page

Meu filho não aprendeu muita coisa durante a pandemia.... E agora?

Durante a pandemia, as aulas das escolas regulares permaneceram online e as instituições de ensino se desdobraram para se adaptar (salvo pouquíssimas que já estavam preparadas para o digital). Os professores trabalharam sobrecarregados, as famílias enfrentaram o desafio de ter que dividir o espaço do lar entre trabalho e filhos estudando (tudo ao mesmo tempo), e os alunos, por sua vez, bem... Alguns alunos se saíram de maneira exemplar... Já outros, sofreram, e não foi pouco!



O resultado do quadro acima é um retorno nas aulas presenciais cheio de dúvidas, revisões, constatação pelo baixo aprendizado, pais preocupados e escolas se desdobrando mais uma vez.


Sempre digo que a participação da família no aprendizado é essencial e não será diferente neste momento. Se por ventura, durante o processo mais intenso da pandemia, os pais não puderam auxiliar por diversos motivos, agora é a hora!


Se você percebeu que o seu filho não teve bom aproveitamento, há algumas coisas que podem ser feitas:


1. Converse com a escola, veja se há um plano de recuperação deste aprendizado.


2. Alinhe com seu filho uma rotina de estudos, de maneira leve, mas que seja uma rotina.


3. Verifique se é apenas uma dificuldade pontual, uma defasagem ou uma dificuldade de aprendizado (em outro post falarei sobre essa diferença), para tomar as medidas adequadas para cada situação.


4. Não fique no achismo, não compare seu filho com os outros alunos. Isso não é justo com ele, e nem com você!


5. Tire um tempinho na sua rotina para acompanhar os estudos deles, verifique a lição de casa, agenda de provas e trabalhos, comunicados da escola, etc.


Estas são 5 dicas simples para você começar a observar e ter como tomar as atitudes mais adequadas em relação ao "não aprendizado".


O aprendizado não precisa ser pesado, precisa ser leve e eficaz!


Thaís Smarzaro

Plataforma Multidisciplinar 360º

Desenvolvida para auxiliar alunos e familiares nas dificuldades de aprendizado.

5 visualizações0 comentário
bottom of page