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Vamos discutir as características e diferenças entre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e a Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA) do ponto de vista da neuropsicopedagogia?




Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH):

  • Características:

  • Desatenção: Dificuldade em manter a atenção em tarefas, frequentemente cometendo erros por descuido.

  • Hiperatividade: Inquietude motora, agitação e dificuldade em ficar parado em situações nas quais isso é esperado.

  • Impulsividade: Tomada de decisões rápidas sem considerar as consequências, interrupção frequente de outros.

  • Neuropsicopedagogia:

  • Disfunção executiva: Dificuldades nas funções executivas, como controle inibitório, memória de trabalho e flexibilidade cognitiva.

  • Neurotransmissores: Alterações nos níveis de dopamina e noradrenalina, afetando a regulação do humor, atenção e controle motor.

Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA):

  • Características:

  • Pensamento acelerado: Uma mente que processa informações de forma extremamente rápida, resultando em uma sobrecarga cognitiva.

  • Inquietação mental: Dificuldade em desacelerar a mente, frequentemente associada a insônia e ansiedade.

  • Conexões rápidas: Habilidade de fazer associações rápidas entre diferentes ideias.


  • Neuropsicopedagogia:

  • Hiperatividade cerebral: Aceleração do processamento cognitivo, muitas vezes associada a um aumento na atividade cortical.

  • Estresse cognitivo: Sobrecarga mental devido à rápida geração de pensamentos, levando a dificuldades de concentração e relaxamento.

Diferenças:


  • Origem:

  • O TDAH é um transtorno neurocomportamental com uma base neurobiológica clara, enquanto a SPA é mais uma descrição de um estilo de pensamento acelerado.

  • Principais sintomas:

  • O TDAH está centrado em problemas de atenção, hiperatividade e impulsividade, enquanto a SPA está mais relacionada à velocidade e quantidade de pensamentos.

  • Base neurobiológica:

  • O TDAH tem uma base neurobiológica mais estabelecida, incluindo disfunções no sistema dopaminérgico, enquanto a SPA pode ter uma relação mais complexa com fatores emocionais e cognitivos.

  • Impacto funcional:

  • O TDAH geralmente afeta a funcionalidade em várias áreas da vida, enquanto a SPA pode ser mais específica em sua influência, muitas vezes relacionada ao estresse e à ansiedade.

É importante observar que a SPA pode ocorrer como um sintoma de outros transtornos, como ansiedade ou transtorno obsessivo-compulsivo, e não é reconhecida como diagnóstico independente em muitos sistemas de classificação, inclusive não consta no DSM (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais). Lembre-se de que este texto é apenas informativo e não caracteriza um diagnóstico diferencial, procure sempre um profissional da saúde para avaliação e diagnóstico adequados para o seu caso.


Outra situação importante de se lembrar é que em ambos os casos há tratamento e a pessoa consegue superar os desafios e conquistar seus planos, sonhos e objetivos!



Com carinho,

Thaís Smarzaro

Neuropsicopedagoga

SBNPp: 15101




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